quarta-feira, 30 de março de 2011

"Esmagai a infâmia": Esmagai as Comunicações sensacionalistas.

O grande idealizador desta expressão, François-Marie Arouet, ou como ele mesmo se autodenomina de Voltaire, a utilizava bastante ao assinalar suas inúmeras correspondências. “Esmagai a infâmia!” É o fundamento implacável do pensamento de Voltaire, precursor e grande figura da filosofia das luzes, contra todo tipo de superstição, tradições sem alicerces racionais e principalmente da ignorância que levam as pessoas a atitudes irracionais.

No atual século, as novas maneiras de comunicar abrem inúmeras possibilidades de relação, ao mesmo tempo conseguem influenciar a formação de valores e comportamentos na sociedade. Como sabemos, entre essas várias maneiras de se comunicar, há aquelas que objetivam exclusivamente o capital, tendo como instrumento a alienação do homem e até mesmo abolindo valores éticos e racionais. Esses instrumentos são chamados de Meios de Comunicação de Massa.

“Esmagai a infâmia!” Voltaire conduz sua linha de pensamento a partir daí. Antigamente o alvo em foco eram as instituições religiosas, políticas e ideológicas da sociedade. Hoje em dia, se ele estivesse vivo, com certeza o seu principal alvo seria a Comunicação de Massa, esta que dita ideologicamente a maneira de pensar e vê o mundo da grande maioria da população.

Esse Meio detém artifícios cruéis e violentos contra o saber e a racionalidade, principalmente pelos seus conteúdos abjetos que são transmitidos por seus programas ignóbeis (BBBs, Fazendas, No Limite, Geraldo Brasil, Faustão, Programa da Márcia, etc.) que não aumentam em nada o crescimento moral do homem (pois neles prometem mais o ter do que o ser, transmutando valores) muito menos o progresso intelectual-educacional, onde as pessoas preferem saber quantos filhos o “casal Huck” possuem que a importância e as conseqüências do aquecimento global mundial.

É isto. “Esmagai a infâmia!” A infâmia moderna contamina a existência com mediocridades e conhecimentos deturpados e, por isso devem ser exterminados. Entretanto, o nosso iluminista propõe uma solução: a abolição completa deste “Meio de deturpação da sociedade” e o acesso ao conhecimento verdadeiro, dada pela educação e permeada da razão.

Arouet sugere também a leitura como a “carta de auforria” da irracionalidade e da ignorância. Por esse instrumento, as pessoas destroem o fanatismo sensacionalista possibilitando assim a felicidade verdadeira. Observando nesta perspectiva, o desenvolvimento progressivo da razão poderá abrir a inteligência humana e ver o mundo com veracidade e não pintado por terceiros. Devemos combater “fogo com fogo”: os Meios de Comunicação utilizam os conhecimentos racionais para alienar o povo com o fim de obter capital, então é preciso aproveitar a capacidade racional que o homem possui e canalizar para o bem coletivo.

É preciso esmagar toda a infâmia que impede o ser humano de viver dependente de qualquer esfera midiática. O homem nasceu para utilizar a sua razão, nasceu para pensar e usufruir de todos os elementos dados por ela. Certamente, com a utilização de sua capacidade, poderá viver num mundo melhor, sem alienação e sem fanatismo. “Esmagai a infâmia!”

Por Alan de Jesus Andrade Valença