segunda-feira, 19 de maio de 2008

Mito de Édipo

Laio, Rei de Tebas e marido de Jocasta, vivia amargurado por não ter filhos, pelo que, decidiu consultar o Oráculo, tendo-lhe, este, advertido que filho que gerasse havia de o assassinar. Apesar das advertências, Jocasta engravida e Laio, quando o bebé nasceu, ordenou a um servo que o pendurasse pelos pés numa árvore, para que este morresse. Daí o nome Édipo (que significa pés inchados).
O servo de Laio, desrespeitando as ordens, acabou por colocar a criança num cesto e jogou-a ao rio, acabando este, por ser resgatado por um rei duma terra distante, que o elegeu como seu filho. Este, já homem, também consultou o Oráculo, o qual o aconselhou a evitar a sua pátria, pois iria ser o assassino de seu pai e marido de sua mãe. Desconhecendo as suas origens e pensando-se filho de Pôlibo e Mérope, reis de Corinto, Édipo decidiu partir rumo a Tebas. Durante o seu percurso, e no meio de uma encruzilhada, deparou-se com um velho com o qual manteve uma acérrima discussão acabando por matá-lo.
Chegado a Tebas decifrou o enigma da Esfinge (monstro com cabeça de mulher e corpo de leão), que impossibilitava a entrada na cidade, e como nunca ninguém o havia decifrado, a Esfinge jogou-se ao mar, tendo Édipo libertado a cidade da sua maldição. Creonte, irmão de Jocasta, havia prometido a mão desta a quem libertasse a cidade da Esfinge, ganhando assim, Édipo, o direito a casar com Jocasta, agora viúva.
Casaram, Édipo foi proclamado Rei e tiveram dois filhos e duas filhas, reinando sem grandes dificuldades, até ao dia em que se instala a peste na cidade e Édipo decide consultar o Oráculo, que lhe refere que a peste cessaria quando fosse expulso o assassino de Laio. Édipo dispôs-se a encontrá-lo, mas quando se apercebeu que ele próprio fora o assassino de Laio, seu pai, e o esposo de sua mãe, e vendo que apesar de fugir contra a profecia esta acabou por se realizar, arrancou os olhos e deixou a sua pátria.

16 comentários:

Formasdeartista disse...

Conhece-te a ti mesmo é a moral desse mito. Pois se Édipo buscasse conhecimento de suas reais origens não sairia de sua nação e não cometeria tais atos

Formasdeartista disse...

Muito bom este Mito

Sonhando Com 1D disse...

Que ano ocorreu essa historia

Unknown disse...

De qualquer forma este seria o fim de Édipo, independente se buscasse suas origens. Esse era o destino dele informado pelo oráculo.

Unknown disse...

Moral da história é quanto mais se foge do destino, mais se vai de encontro a ele...

Unknown disse...

Nåo ha moral da historia, isso nao é uma fábula e sim um mito grego. Mitos servem para significar a vida de uma população e achar respostas à uma realidade inexplicável

Unknown disse...

oi fafaffafafaffafafafaffa














Unknown disse...

Não tente achar explicações neste mito, pois não é como a alegoria da caverna feita por Platão, que ali sim tem significados, o mito nesta época era uma forma de explicar a realidade, era um mito divino.

RaiN. disse...

Nossa! Esse mito tem umas mesclas da história bíblica de Moisés... interessante! Será que Sófocles (o autor) se inspirou nessa história para criar o mito? Algo a acrescentar é que foi baseado nesse mito também que Freud discorreu sobre o seu conceito de "Complexo de Édipo" e que hoje é um dos pilares da Psicanálise clássica... legal! :)

Unknown disse...

Muito interessante essa estoria.
Agora entendo melhor o complexo de édipo

Donnawan disse...

O problema principal que o mito de Édipo Rei conduz, é o "incesto"!.
Duas pequenas observações: Em primeiro lugar O rei de Tebas nunca conseguiria violar as leis da deusa Moira, sendo ela a deusa do destino, sendo assim, o mito não tem nada à ver como a frase "conhece-te a ti mesmo - de Tales de Mileto. Em segundo lugar, o mito de Édipo foi escrito séculos antes da história bíblica de Moisés, por isso não tem como Sófocles tomado como inspiração uma história bíblica!

Mikaely disse...

Eu acho q eles criaram esse mito para dizer que ninguém consegue fugir do seu destino,mesmo tentando bastante para esse destino não ser realizado.

Unknown disse...

O destino sempre o conduz,quando você age de boa vontade,caso contrário ele simplesmente o arrasta

Unknown disse...

Oii kk

Unknown disse...

Gostei do muito, acredito no destino e o que tem que ser será.

antoniodesales disse...

Estou estudando sobre isso agora. Aguardando pelo próximo comentário.